segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Colapso do Enem

Olá amigos,

foi com tristeza que os brasileiros viram mais uma vez a incompetência do Governo em administrar o Enem por em risco novamente o sonho de milhões de jovens brasileiros. Se fosse a primeira vez que ocorresse  isto já seria grave, mas além de tudo o Governo Federal tem reincidindo em erros todos os anos aplicando a prova, mostrando que não tem capacidade em administrar uma ação desta magnitude. A minha indignação sei que é compartilhada por estudantes, pais e por todo cidadão brasileiro. Cito aqui o editorial do jornal Estadão do último sábado como uma forma de protestar contra as trapalhadas que prejudicam nossos estudantes.



Editorial do Estadão: 

O colapso do Enem


Se restava alguma dúvida quanto à credibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ela foi desfeita depois que a Justiça Federal concedeu liminar prorrogando por seis dias o prazo de inscrições somente nas universidades federais situadas no Estado do Rio de Janeiro. Com isso, a confusão aumentou ainda mais, pois o sistema de informática do Ministério da Educação (MEC) não está preparado para "isolar" os estudantes fluminenses. O término das inscrições estava previsto para as 23h59 da última terça-feira e já havia sido prorrogado até o último minuto de quinta-feira pelo Ministério da Educação.

Além das trapalhadas administrativas e eletrônicas, as inscrições agora estão marcadas por indefinições e incertezas na área jurídica. Como a disputa pelas 83.125 vagas oferecidas pelo Sisu envolve um concurso de amplitude nacional, o adiamento das inscrições somente no Estado do Rio de Janeiro fere o princípio da isonomia - e isso poderá levar para o âmbito da Justiça o processo seletivo das 83 universidades públicas que aceitaram a proposta do MEC de substituir o vestibular tradicional pelas notas do Enem.

Depois de todas as trapalhadas ocorridas em 2009, esperava-se que o MEC tivesse tomado as medidas necessárias para evitar que elas se repetissem. Infelizmente, isso não aconteceu. Entre outros tropeços, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) - o órgão encarregado do Enem e do Sisu - não conseguiu explicar por que vestibulandos que se inscreveram para determinados cursos de determinadas instituições tiveram seus nomes registrados em cursos diferentes oferecidos por outras universidades - com uma distância superior a mil quilômetros entre elas.

O Inep chegou a reconhecer que o sistema de informática não foi planejado para atender à demanda, mas afirmou que ele estava imune a erros e riscos de manipulação. Com cópias de imagens extraídas do site do MEC, os estudantes desmoralizaram o órgão, mostrando que as opções de curso realizadas entre a manhã de domingo e a tarde de segunda-feira foram alteradas entre a terça e a quarta-feira. Além disso, mais uma vez o Inep não conseguiu evitar o vazamento de informações sigilosas dos vestibulandos e houve até casos de dados que foram modificados com nítida má-fé por concorrentes.

O novo fracasso do MEC pode comprometer o início do ano letivo das instituições que fazem parte do Sisu e pôr em risco o planejamento do ensino superior público para 2011. Os prazos de inscrição no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior e no ProUni, por exemplo, já tiveram de ser prorrogados.

Como ocorreu em 2009, para aplacar críticas, a cúpula do MEC substituiu o presidente do Inep. Em pouco mais de um ano, o órgão - que também é responsável pelo Ideb, pelos censos da educação e pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - teve três presidentes.

Os dois primeiros assumiram o cargo prometendo resolver as trapalhadas administrativas na condução do Enem. E a terceira - a pedagoga Malvina Tuttman -, assim que foi nomeada, esta semana, propôs a criação de uma Concursobrás - uma estatal para gerir o Enem e fazer avaliações. A ideia já havia sido discutida pelo MEC com o Ministério do Planejamento, em 2009, mas não prosperou.

Em vez de cobrar eficiência e corrigir os problemas de gestão da máquina do MEC, uma das maiores da administração pública federal, a presidente do Inep - seguindo uma triste tradição do serviço público brasileiro - quer ampliar ainda mais a burocracia. E isso pode resultar em mais contratações e gastos, sem qualquer garantia de que sejam sanadas as deficiências que levaram à desmoralização do Enem.

Na realidade, o desafio não é criar órgãos novos, mas requalificar a burocracia do MEC, reestruturar o sistema de avaliação desfigurado pelo último governo e rever o Sisu - esse gigantesco vestibular das universidades federais que a União não consegue gerir.

É o caso de discutir a possibilidade de voltar ao esquema em que cada universidade federal tinha autonomia para definir seu vestibular, sem qualquer interferência dos ineptos burocratas de Brasília.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Feliz Dia do Servidor Público

Olá amigos,

um bom trabalho em uma administração publica só é possível se nos cercarmos dos melhores profissionais para tal. Além da eficiência no trabalho, devem ser pessoas valorosas como seres humanos, pois trabalhar no serviço público é ter o bem estar da população como dever e responsabilidade.

É muito triste quando vemos o descaso e falta de interesse por parte de algumas pessoas que trabalham no setor público com a população. Mas posso dizer com convicção que este tipo de individuo não representa a maioria do funcionarismo público. Vejo todo dia pessoas se esforçando, as vezes até mesmo em sacrifício de suas vidas pessoas, para levar o melhor de si e do setor público para ajudar e servir aos outros. E é por todas estas pessoas que tenho orgulho dos servidores públicos e desejo todas as felicidades para eles no seu dia.

Servir ao povo é uma honra e nunca podemos perder isso de vista.

Um Feliz Dia do Servidor Público!


Um abraço a todos!

Faisal Karam

Campo Bom é exemplo de cuidado com o meio ambiente


Olá amigos,

Campo Bom é novamente destaque na região pela qualidade da sua gestão ambiental. Junto a outros quatro municípios da região, a cidade foi escolhida pelo Ministério Público do Estado (MP-RS) para participar do Projeto Integrado de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos (Ressanear).

Campo Bom servirá como projeto-piloto em Logística Reversa, iniciativa que recolhe os resíduos sólidos descartados pela população e dá o destino apropriado a eles, nas empresas especializadas em recolhimento e reciclagem de materiais. No município, a iniciativa funciona através de ações como os Pontos de Entrega Voluntária (PEV), Coleta Seletiva Porta a Porta (PAP) e o Cacotreco.

Meus parabéns a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e a comunidade que a cada dia está mais consciente da importância de preservar o meio ambiente, fazendo sua parte para cuidar do planeta.

Um abraço a todos!


Faisal Karam

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O ralo da corrupção que atrasa o progresso do país







































Olá amigos,

o Brasil é um país rico em recursos e a arrecadação de impostos bate recordes todos os dias. Se temos uma faixa assustadora da população vivendo na pobreza não é por falta de recursos. A União é nutrida todos os dias com milhões de reais arrecadados em impostos de todos os brasileiros. Só que todo este dinheiro não retorna em benefícios a população. Os próprios municípios são terrivelmente prejudicados, já que recebem a menor fatia desta arrecadação e, inversamente, a cada dia, são responsáveis por um número maior de serviços, tendo de assumir inclusive responsabilidades que seriam dos Estados e da União.

Onde está a riqueza da União? Boa parte esta se esvaindo pelo ralo da corrupção. A reportagem da revista Veja desta semana ilustrou bem este mal nacional. Os números que quantificam tudo que a população deixa de conquistar em virtude da corrupção já é motivo para que a população se revolte contra a bandalheira que toma conta de certas instituições governamentais.

E a rotina destes escândalos todo mundo já conhece: um ministro cai, um parlamentar é afastado, um lobista é investigado, mas o dinheiro surrupiado nunca retorna aos cofres públicos.



Faisal karam

A peregrinação de uma mãe

Olá amigos,


é triste ver o descaso como nossos Governos Federal e Estadual tratam a saúde dos brasileiros, até mesmo daqueles que não nasceram ainda. Esta semana a notícia de uma grávida de gêmeos que viajou mais de 500 quilômetros em busca de uma UTI para seu parto chocou não só o Estado do RS, mas todo o Brasil. A forma como o SUS trata o cidadão brasileira é muitas vezes degradante.


Em Campo Bom conseguimos reduzir a mortalidade infantil para a menor taxa da última década com um trabalho sério de cuidado de mãe e crianças. Se esperassemos pela atenção do Estado e do Governo Federal teriamos situações caóticas como essa acontecendo em nossa cidade também, sem dúvida. 


Para verem o tamanho do absurdo que é a saúde em nosso país, o prefeito de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone (PT), cidade de onde a grávida partiu para a sua "peregrinação" em busca de atendimento, defende a ideia de um acordo para que a população seja atendida no Uruguai, país cuja cidade faz fronteira e que seria mais próximo em casos de gravidade.


É preciso falar mais sobre o caos do SUS?




Faisal Karam

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Parabéns Clube 15 de Novembro por cem anos de conquistas

Crédito das fotos: Raul Blos
Olá amigos,

um verdadeiro patrimônio histórico de nossa cidade está completando um século de muitas conquistas para Campo Bom. Seja pelo seu clube social, pelo seu trabalho na área social, cultural e de esportes, o Clube 15 de Novembro merece todo nosso respeito e gratidão. No último final de semana pude prestigiar um dos muitos eventos que fazem parte da festa de 100 anos deste clube que faz parte da identidade de nossa cidade.

Naquele momento e agora faço questão de ressaltar o empenho de todos que lutaram e lutam pelo clube e por nossa cidade. Atletas, dirigentes, sócios e amigos do 15 de Novembro, que fizeram e que ainda fazem a história desta entidade que espero que prossiga com a mesma altivês por muitos e muitos anos.

Parabéns Clube 15 de Novembro e parabéns Campo Bom! E longa vida ao nosso querido 15!

























Faisal Karam

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Festa da padroeira do Brasil no bairro Operária


Olá amigos,

este final de semana tive o privilégio de participar da grande festa para a padroeira do Brasil organizada  pela Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Operária. Foi uma celebração a altura da padroeira do nosso querido país e o presidente Hélio de Cristo e todos os membros da comunidade estão de parabéns. Deixo com vocês algumas imagens da festa e agradeço novamente a oportunidade de participar desta comemoração junto da comunidade campo-bonense.




Um abraço a todos!

Faisal Karam

sábado, 22 de outubro de 2011

Investir na educação, mais do que investir em grades


Olá amigos,

Há poucos dias pudemos ver na mídia críticas exacerbadas de certos entes políticos contra os recursos que a União tem destinado a manutenção dos presídios brasileiros e aos detentos. Principalmente contra o auxílio-reclusão, uma bolsa de R$ 863 concedida à família de presos e que custa muitos milhões de reais todos os meses aos cofres públicos.

Não sou contra auxiliar a família dos detentos. Muitos desses familiares são crianças que não tem nada a ver com as ações ilegais do preso. O que me causa espanto é que valores tão elevados sejam destinados a manter as pessoas no cárcere, sem tentar promover nenhuma mudança real na sociedade, nas causas que levam a criminalidade e evitando que mais cidadãos tenham de ser encarcerados.

Enquanto se destina recursos valiosos para a manutenção de presidiários e de seus familiares, muito pouco se destina a educação de nossos jovens.  Não vale mais investir na educação de nossos jovens, proporcionando um ensino de qualidade do que na manutenção de um sistema prisional desumano e que não reintegra os presos a sociedade?

Um exemplo disso é que enquanto a Prefeiturade Campo Bom  investe 2 reais ao dia na alimentação de cada criança das escolas infantis de Campo Bom, o Governo Federal investe apenas 60 centavos. Será que eles não sabem que crianças subnutridas terão maior dificuldade de aprendizado e por conseqüência menos chances de terem um aprendizado pleno? É justo que nossos jovens tenham seus sonhos esmagados em tão tenra idade?

Se muitos de nossos municípios não assumirem estas responsabilidades - como vem ocorrendo em muitas cidades - nossos jovens, a sociedade, e principalmente o futuro de nosso país estará terrivelmente comprometido.


Faisal Karam

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ao invés de uma mão amiga, o fogo-amigo

Na política a pior traição às vezes pode vir daqueles que deveriam ser nossos maiores aliados, principalmente quando nos deixam na mão na hora que mais precisamos. Um caso emblemático disso, no meu ponto de vista, parece ser o que passa o nosso Ministro dos Esportes Orlando Silva. Acusado de corrupção, o ministro procurou se defender das acusações que parecem carecer de uma base sólida de provas e que, principalmente, partem de uma pessoa mais do que suspeita, por já ter sido investigada por atos de corrupção no passado recente.

Na frente da pasta desde 2006, Orlando Silva (PC do B) viu seu Ministério crescer de importância nos últimos tempos, com o sinal verde para a realização da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas acontecerem no Brasil. Possivelmente esse aumento de relevância da pasta, dos recursos destinados para ela e da exposição cada vez maior do titular da mesma é que tenham colocado Orlando Silva nessa posição delicada.

O Ministério do Esporte é hoje uma das pastas de maior destaque do Governo Federal e isso deixa o PT e seus partidos aliados de olho na posição ocupada por Orlando. Seria muito cômodo para o governo ou para outro aliado assumir a pasta após o ministro cair diante das denúncias. Mesmo que elas não venham a ser provadas, o próprio desgaste diante da opinião pública já seria uma boa desculpa para removê-lo do Ministério e colocar outro nome, provavelmente do PT, no seu lugar já que a pasta está tão forte que até um futuro candidato a presidente pode ser alavancado através dela.

A presidenta Dilma já acenou que, mesmo com a possibilidade de Orlando cair, o Ministério continuaria sendo do PC do B. Estou certo que as acusações contra o Ministro devem ser averiguadas pela justiça. Isso é mais do que justo. Entretanto não vemos o PT ou seus outros aliados fazerem uma defesa de Orlando com tanto afinco como já fizeram com muitos de seus aliados quando se encontravam em maus lençóis. É um exemplo de que, ás vezes, quando procuramos uma mão amiga o que podemos encontrar é fogo-amigo. E talvez Orlando Silva vá ter que ver a Copa do Mundo em casa mesmo.

Faisal Karam

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A magia dos livros já toma conta de Campo Bom

Olá amigos,

quem caminha pelo centro de Campo Bom já deve ter percebido que algo diferente esta ocorrendo no Largo Irmãos Vetter. É que desde terça-feira a magia dos livros tomou conta da cidade com mais uma edição da Feira do Livro de Campo Bom. Em sua 27ª edição a feira atrai cada vez mais público, conquistando principalmente os jovens. Convido todos a deixarem se envolver pela maravilhoso mundo da leitura e pelas diversas atrações artísticas e culturais que tomam conta do nosso centro.

Deixo com vocês a matéria do Jornal NH de hoje sobre a feira. Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no site da Prefeitura










Faisal Karam

A arte dos alunos campo-bonenses


Olá amigos,

hoje recebi uma visita muito especial da professora Fernanda Stacke e dos alunos Aline Santos e Rafael Bizochi, da escola Santa Terezinha, que me convidaram para participar da exibição de filmes curta-metragem produzidos por alunos da escola. O projeto "Curta no Santa" terá sua exibição especial na quinta-feira, dia 27, a partir das 20h, no teatro do CEI, durante o II Festival de Curtas promovido pela instituição.

Só tenho a parabenizar a iniciativa da escola em incentivar os seus alunos a criarem arte e meuis parabéns especial aos alunos pelo belo trabalho que acredito que realizaram. A entrada será dois quilos de alimento não perecível. Fica a dica para a comunidade.

Um abraço a todos!


Faisal Karam

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia de celebrar aqueles que prezam pela nossa saúde

Olá amigos,

hoje tenho uma mensagem especial para os médicos:

Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A sua missão é de salvar vidas! Pelo talento de suas mãos, transforma todo homem em bonança. Sua alma não se contém diante do desespero de uma criança ou de um idoso. Por isso, você vai operando milagres, trazendo esperança a corações desesperançados. Falar de seu ofício de médico não é fácil. Existem muitas dificuldades e seu trabalho é incansável. Sabemos que você o faz por amor ao ser humano, altruísta sempre. Não há tempos, nem momentos para fazer o bem, por isso, devemos a você nossa saúde. Você não escolhe dia para exercer a sua profissão. Para você, todo dia é dia de salvar vidas. Por isso, seremos sempre gratos e rendemos nossas homenagens. Nosso sincero agradecimento de quem sabe que, sem você, nossa vida não seria tão feliz.

Essa mensagem é para todos os médicos, mas principalmente para os que trabalham em nossa rede municipal de saúde e que prezam pela saúde de nossos cidadãos.

Feliz dia do médico!

Faisal Karam

sábado, 15 de outubro de 2011

Aos mestres com carinho



Olá amigos,

Hoje é dia de celebrar aquele que através de suas lições ficará para sempre em nossa mente e coração. Aquele que dedica a vida e se entrega de corpo e alma para educar, ensinar e transformar de forma extraordinária o nosso mundo, ampliando nossos horizontes. Feliz Dia do Professor a todos os educadores de nosso município, de hoje, de ontem e de amanhã.  As sementes de conhecimento plantadas por vocês todos os dias na mente de nossos jovens florescem e garantem o futuro de nosso município.


O meu sincero agradecimento:

Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento.

Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor.

Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...

Por resolverem o que achávamos complicados... 

Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...

Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.

Feliz dia dos Professores!




Faisal Karam

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O péssimo exemplo que vem de cima

Olá amigos,

os administradores públicos, todos, tem o dever de cuidar bem do dinheiro público e administra-lo com a maior seriedade e competência. Isso não é mérito nenhum, apenas um dever. Agora, me enche de tristeza ver exemplos como esse, estampado na matéria da revista Veja, onde as obras de reforma do Palácio do governo tem irregularidades sérias. E o pior: o governo sabia disso e não fez nada para deter mais esse "furo", por onde escorre o dinheiro público, o dinheiro de todos os contribuentes brasileiros.

Se aquele que tem a chave do cofre, onde são guardados todos os recursos advindos dos impostos, recolhidos a custa de muito suor do nosso povo, tem uma atitude dessas, o que esperar do restante dos membros desse governo? Até quando a população assistirá passiva a tudo isso?

A copa do mundo de futebol vem ai. Um legado do governo passado que vai sobrecarregar o atual e poderá deixar uma dívida para os próximos. Governos passam, mas a dívida fica para a população pagar. Pensem nisso...




Faisal Karam

Bairro Mônaco ganhará ciclovia


Olá amigos,

Uma boa notícia para os moradores do bairro Mônaco: a Prefeitura iniciou essa semana, a obra de ampliação da ciclovia com a construção de cerca de 1,6 km de pista no bairro. Com dois metros de largura, a pista está sendo feita nos mesmos moldes dos 18 quilômetros da via que é um dos cartões postais de Campo Bom.

Ela será construída a partir da rua Leão XIII, passando pela Estrada do Mônaco e sua construção atende pedido da comunidade por meio do Conselho Comunitário de 2010, representando um investimento de R$ 512 mil. Para os moradores, a construção de uma ciclovia no Mônaco representará mais segurança aos moradores do bairro onde o uso de bicicletas é um hábito para os trabalhadores e um lazer para as crianças.

Já falei aqui e repito que tenho um carinho especial pela comunidade do bairro Mônaco. Sempre nos esforçamos para que os benefícios sejam divididos de forma iguais entre os bairros e o centro, tentando diminuir desigualdades e fazendo uma cidade cada vez mais justa e igual.


Um abraço a todos!

Faisal Karam

Aula ensina que saudável também pode ser gostoso

Na terça-feira, dia 11, Campo Bom foi destaque no Jornal NH por uma oficina de reaproveitamento de alimentos. Confiram a matéria e o vídeo:


Aula ensina que saudável também pode ser gostoso



Iniciativa gratuita faz parte da 2ª Semana da Alimentação do município


Moacir Fritzen/Da Redação

Foto: Luís Félix/GES
Aprovado: Lourdes preparou e gostou do suco da horta
Aprovado: Lourdes preparou e gostou do suco da horta


Campo Bom
  - Muitas donas de casa se acostumaram a jogar fora as cascas, as sementes e os talos de frutas, legumes e verduras. O descarte representa um desperdício de uma rica fonte de vitaminas e nutrientes, além de prejuízo financeiro para o consumidor. Os participantes das oficinas da 2.ª Semana de Alimentação Saudável de Campo Bom poderão aprender que é possível aproveitar todas as partes de uma série de alimentos para preparar pratos saborosos e saudáveis.
A primeira edição de 2011 ocorreu na tarde de ontem, na Associação de Moradores do bairro Santa Lúcia, quando a turma aprendeu as receitas de um suco natural, de polpetones de soja e de um patê. Outras comunidades serão beneficiadas com o projeto nas próximas semanas. A capacitação será ministrada para os grupos até o dia 9 de novembro.
ANOTE AÍ
SUCO DA HORTA
Ingredientes
2 xícaras de chá de couve manteiga
1 litro de água
1 xícara de chá de polpa de maracujá
½ xícara de suco de limão
Açúcar a gosto
Preparo: lave bem as folhas de couve, pique-as, coloque no liquidificador e bata com a água. Acrescente a polpa de maracujá e bata rapidamente. Coe e junte os demais ingredientes. Sirva bem gelado.
PATÊ ESPECIAL
Ingredientes
1 xícara de chá de polpa de abacate
1 ½ xícara de chá de tomate picado
1 ½ xícara de chá de cebola picada
2 colheres de sopa de pimentão vermelho picado
Orégano a gosto
Sal a gosto
Preparo: esmagar a polpa do abacate e misturar com o tomate, a cebola e o pimentão. Tempere com sal e orégano a gosto. Manter na geladeira. Servir com sanduíches, torradas e bolachas salgadas.
Criatividade
Para a cozinheira Carmen Lúcia Jung, 66 anos, o patê feito com abacate é delicioso. “Essas receitas são bem saudáveis. É bom usar os sucos até nos molhos para ajudarem a amaciar a carne”, comenta. Já Lourdes Libardoni Mendonça, 67, aprovou o suco feito com couve, maracujá e limão. “Servia bastante essas bebidas naturais para as crianças, mas sem falar que usava folhas”, conta a merendeira.
SAIBA MAIS
A oficina ministrada gratuitamente nos postos de saúde de Campo Bom também ensina a reduzir a ingestão de comidas industrializadas, frituras e carnes vermelhas
A ação percorrerá 13 postos de saúde de Campo Bom, inclusive todas as 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia de celebrar nossas crianças, dia de pensar no futuro


Olá amigos,

hoje é dia de celebrar aquilo que temos de melhor na nossa sociedade, que são nossas crianças. Elas representam toda a esperança e desejo de um futuro melhor. Pena que muitas vezes o que se vê é descaso e irresponsabilidade no trato deste bem tão precioso.

Como administrador acredito que é dever ter em mente que não existe maior investimento do que em nossas crianças. Todo recurso destinado a educação, cultura, esporte, saúde, retornam ao vermos o presente que proporcionamos a elas e o futuro bem sucedido que se desenha na vida de nossos jovens.

Hoje gostaria de desejar um feliz Dia das Crianças a todos nossos pequenos, mas em especial a pais, aos trabalhadores da educação, saúde, meio ambiente, assistência social, entre tantos outros, que fazem com que todos os dias sejam dia das crianças.

Um feliz Dia das Crianças a todos!


Faisal Karam

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Campo Bom recebe reconhecimento nacional por desempenho na área de saúde bucal


Olá amigos,

Os campo-bonenses tem mais um belo motivo para sorrir: a cidade é um dos destaques nacionais por sua gestão na área de saúde bucal e recebeu essa semana do Conselho Federal de Odontologia a certificação do prêmio Brasil Sorridente, que lhe confere o título  de 8ª cidade do Brasil em desempenho na área odontológica. Com uma população de 60 mil habitantes, Campo Bom concorreu com cidades de até 300 mil moradores. Este prêmio é fruto das políticas de prevenção na área bucal e também um reconhecimento aos programas de atendimento direto à população por meio de gabinetes dentários e profissionais que atuam inclusive nas escolas, ensinando a prevenir.

A estrutura campo-bonense envolve 20 profissionais, sete consultórios odontológicos -  quatro em postos de saúde, dois em escolas, um no Pronto Atendimento 24 horas e mais um gabinete móvel  - e foi responsável em 2010 (base de dados para o prêmio) por cerca de 27 mil procedimentos na população, um aumento de 18% em relação a 2009, quando foram realizados cerca de 22 mil procedimentos. “Além do atendimento cotidiano, temos diferenciais como a oferta de tratamento odontológico para pessoas com necessidades especiais por meio do trailer odontológico itinerante", destaca a titular da Secretaria Municipal de Saúde Ilaine Pletsch. Segundo ela, em cada período o gabinete móvel permanece por cerca de três meses na mesma localidade, atendendo diariamente e ampliando o vínculo com aquela comunidade, fator considerado importante para o sucesso dos tratamentos. 

Além do atendimento clínico, Campo Bom promove uma programação preventiva que envolve toda a rede escolar municipal onde são distribuídas escovas dentais duas vezes ao ano para todos os 7 mil alunos do 1º ao 9º ano. Esses mesmos alunos também passaram por cerca de 100 mil aplicações de flúor, uma média de 14 aplicações ao ano por aluno, programação que atua diretamente na prevenção à cárie e à doença periodontal. “Através de aplicação de flúor, instrução de higiene e de dieta saudável, garantimos que teremos adultos menos suscetíveis a problemas odontológicos”.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Participem da oficina de reaproveitamento de alimentos gratuita oferecida pela prefeitura


Olá amigos,

Ter uma alimentação mais saudável, reduzindo a ingestão de comidas industrializadas, frituras e carnes vermelhas, abusando do uso de alimentos saudáveis como vegetais e frutas, principalmente reaproveitando cascas e talos para elaborar pratos e sucos nutritivos e deliciosos. Essas e outras dicas para uma alimentação mais equilibrada serão apresentadas à comunidade a partir desta segunda-feira, dia 10, por meio das oficinas que serão oferecidas gratuitamente pela Prefeitura.

A ação percorrerá até o dia 9 de novembro, 13 postos de saúde da cidade, incluindo todas as 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). As oficinas promovidas pela equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ensinarão a população sobre como o reaproveitamento de alimentos, uso de soja no lugar de carne, redução de alimentos gordurosos e fritos, entre muitas outras dicas de saúde alimentar, podem promover uma melhora na vida da população, além de ajudar na economia doméstica. 

O curso é gratuito e aberto a toda a comunidade. Informe-se na unidade de saúde mais próxima de sua casa.


Oficinas
UBS                         Dia                            Horário
Santa Lúcia             10/10 - Seg               14h
Imigrante Norte        11/10 - Ter                 14h
Operária                    13/ 10 - Qui               14h
Imigrante Sul           14/10/ - Sex              14h
4 Colônias                17/10 - Seg               14h
CAPS                        20/10 - Qui                9h
Porto Blos                 24/10 - Seg               9h
25 de julho               25/10 - Ter                 14h
Aurora                       26/10 - Qua               14h
Rio Branco               31/10 - Seg               14h
Celeste                      01/11 - Ter                 8h
CTA/SAE                  07/10 – Seg              18h
Paulista                     09/11 - Qua               8h


Faisal Karam

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cuidando da saúde dos outros países e para a nossa população mais impostos

Olá amigos,

como seres humanos, concordamos que toda vida é valiosa e merece ser tratada com respeito e com toda dignidade e atenção. Quando me deparo com uma notícia como essa que se encontra logo acima, onde recursos do Brasil são destinados para a construção de hospitais no Haiti, não fico indignado por estarmos prestando ajuda a outro país. O que me deixa perplexo é que, ao mesmo tempo que a União encontra recursos para auxiliar outros países a preservar a saúde de sua população, o governo afirma não saber de onde obter recursos para cuidar da saúde dos brasileiros.

Exemplo dessa inaptidão da União em achar recursos para a saúde é a ideia de criar mais um novo imposto para gerar recursos a serem investidos em saúde. Acredito que essa ideia, da emenda 29, é apenas mais uma forma de onerar a população que sofre duplamente: pagando uma das maiores taxas de impostos do mundo e ainda sendo obrigada a sofrer com o descaso da saúde. Qualquer brasileiro sabe que o que falta não são recursos, mas sim uma atitude ética de estancar os desvios de verbas que ocorrem em diversos níveis do governo.

Enquanto a União procura novas formas de arrecadar recursos, são os municípios que tem pago a conta da saúde. Uma ironia, já que são as administrações municipais que tem retorno da menor fatia da soma avultante de recursos adquiridos por impostos no país. 

E ao mesmo tempo em que dizem não achar recursos para a saúde, darão um jeito de sediar uma Copa do Mundo em nosso país. 

A saúde que a União oferece aos brasileiros está muito longe de ser de primeiro mundo, senhor ex-presidente. Em certos aspectos, sr. Lula,  estamos mais próximos do Haiti do que imaginamos.


Faisal Karam

domingo, 2 de outubro de 2011

Parque Municipal do Trabalhador estará aberto a comunidade todos os dias a partir de segunda-feira


Olá amigos,

depois desta segunda-feira, dia 3, os campo-bonenses contarão com mais um espaço de lazer para tomar seu chimarrão, fazer suas caminhadas e curtir seus momentos de lazer com familiares e amigos, inclusive degustando um belo churrasco. É que a partir deste dia o Parque Municipal do Trabalhador (PMT) passa a ficar aberto a comunidade durante todos os dias, de segunda a domingo, das 9h às 20h. Os campo-bonenses poderão usufruir de toda a estrutura dos 50 hectares do Parque localizado na Avenida dos Municípios e que conta com 11 churrasqueiras, quatro prédios com sanitários, rede de iluminação, quatro quiosques com torneiras e pias, pórtico de acesso, além de uma área verde invejável.


A ideia é que a comunidade possa aproveitar todos os dias da estrutura diferenciada do PMT, que tem se destacado nos diversos eventos que tem recebido desde sua inauguração, como o Rodeio, Bivaque, Festival da Canção, Semana Farroupilha, entre outros. A Prefeitura promoveu toda uma transformação no espaço que foi inaugurado em maio deste ano para que a população pudesse usufruir do local, principalmente os moradores daquela região, não apenas durante os grandes eventos que ele abriga, mas também para curtir momentos de lazer com seus familiares e amigos durante toda a semana. Afinal o parque é dos trabalhadores e nada mais justo que eles possam aproveitá-lo.
 
Aproveitem!








*Informações retiradas do site da Prefeitura de Campo Bom



Faisal Karam

sábado, 1 de outubro de 2011

Emocionante comemoração dos 50 anos da escola borges de Medeiros


Olá amigos,

50 anos ensinando a comunidade é uma marca para poucos. Agora, meio século levando educação aos jovens com uma qualidade excepcional é para menos instituições ainda. É por isso que a celebração dos 50 anos da escola Borges de Medeiros devem nos encher de orgulho, pois esta escola representa o resultado de todo o esforço da Administração e principalmente da Secretaria de Educação e Cultura em proporcionar o melhor ensino no presente, garantindo um futuro muito promissor a cada um de nossos estudantes campo-bonenses.

Fiquei muito contente de poder acompanhar a grande festa de celebração ao jubileu de ouro da escola no último sábado, dia 25. Ver como nossas escolas se transformaram em incubadoras de talentos, onde cada aluno pode desenvolver suas habilidades, seja na área artística, nos esportes ou nos estudos. Só tenho a agradecer a toda equipe da Smec, professores, educadores, pais e alunos, pois a educação é construida a partir do empenho e união de todos. 

Tenho que destacar o trabalho equipe realizado pelo CBB Web TV, o projeto de repórteres mirins da escola que foi destaque nacional este ano ao conquistar o prêmio Microsoft Brasil Educadores Inovadores 2011, na categoria Colaboração em Inovação. O projeto consiste em um blog na internet que transmite vídeos com a cobertura jornalística dos acontecimentos da escola. Na manhã do sábado, toda a festa de aniversário foi gravada pela equipe dos alunos do CBB. Graças à conquista do prêmio, o professor coordenador do projeto, Jorge Cesar Coelho, irá representar a escola e o município de Campo Bom no Fórum Mundial de Educação, que acontece em novembro em Washington, EUA. Parabéns a vocês blogueiros! E acompanhem o site desta garotada talentosa em http://borgescb.wordpress.com/


E que venham mais 50 anos para a Borges!


Faisal Karam