quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ao invés de uma mão amiga, o fogo-amigo

Na política a pior traição às vezes pode vir daqueles que deveriam ser nossos maiores aliados, principalmente quando nos deixam na mão na hora que mais precisamos. Um caso emblemático disso, no meu ponto de vista, parece ser o que passa o nosso Ministro dos Esportes Orlando Silva. Acusado de corrupção, o ministro procurou se defender das acusações que parecem carecer de uma base sólida de provas e que, principalmente, partem de uma pessoa mais do que suspeita, por já ter sido investigada por atos de corrupção no passado recente.

Na frente da pasta desde 2006, Orlando Silva (PC do B) viu seu Ministério crescer de importância nos últimos tempos, com o sinal verde para a realização da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas acontecerem no Brasil. Possivelmente esse aumento de relevância da pasta, dos recursos destinados para ela e da exposição cada vez maior do titular da mesma é que tenham colocado Orlando Silva nessa posição delicada.

O Ministério do Esporte é hoje uma das pastas de maior destaque do Governo Federal e isso deixa o PT e seus partidos aliados de olho na posição ocupada por Orlando. Seria muito cômodo para o governo ou para outro aliado assumir a pasta após o ministro cair diante das denúncias. Mesmo que elas não venham a ser provadas, o próprio desgaste diante da opinião pública já seria uma boa desculpa para removê-lo do Ministério e colocar outro nome, provavelmente do PT, no seu lugar já que a pasta está tão forte que até um futuro candidato a presidente pode ser alavancado através dela.

A presidenta Dilma já acenou que, mesmo com a possibilidade de Orlando cair, o Ministério continuaria sendo do PC do B. Estou certo que as acusações contra o Ministro devem ser averiguadas pela justiça. Isso é mais do que justo. Entretanto não vemos o PT ou seus outros aliados fazerem uma defesa de Orlando com tanto afinco como já fizeram com muitos de seus aliados quando se encontravam em maus lençóis. É um exemplo de que, ás vezes, quando procuramos uma mão amiga o que podemos encontrar é fogo-amigo. E talvez Orlando Silva vá ter que ver a Copa do Mundo em casa mesmo.

Faisal Karam

Nenhum comentário:

Postar um comentário