segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Educação de Campo Bom é destaque na Zero Hora


Olá amigos,

hoje Campo Bom foi mais uma vez destaque no jornal Zero Hora pela conquista do prêmio Microsoft que nossa cidade recebeu na semana passada. Isto é um motivo de orgulho para a cidade, ainda mais pelo  destaque de hoje ser no editorial de um jornal, que representa a opinião do veículo de comunicação sobre o assunto. Ou seja: a direção da ZH decidiu opinar sobre nossa educação e nos encheu de orgulho.

Sinal de que a cidade esta no caminho certo quando o assunto é educação. Que foi acertada a decisão de destinar mais de 40% do orçamento do município no ensino de nossos jovens. Que o investimento em tecnologia nas escolas e na constante qualificação de nossos educadores já esta rendendo seus frutos, além dos muitos que serão colhidos no futuro desses jovens.

Esses resultados positivos se devem acima de tudo ao fantástico grupo de trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, principalmente a secretária Eliane dos Reis que conduz de forma apaixonada a educação de nosso município, numa demonstração clara de capacidade, lealdade e do imenso coração que ela possui, dedicando todo seu esforço para que nossos jovens tenham a melhor educação possível.

Meu parabéns a diretora da escola Borges de Medeiros, Morgana Rodrigues da Silva e ao professor de língua portuguesa da escola, Jorge Cesar Coelho, pelo belo projeto. Parabéns aos estudantes por se engajarem nesse trabalho tão belo e que prova que todos vocês têm um futuro brilhante a sua frente.

Faisal Karam




Inovação na escola

Duas Escolas gaúchas oferecem exemplos e inspiração a educadores que não se apegam à desculpa da falta de recursos e, mesmo com carências, investem em ideias criativas.

A Escola Municipal de ensino fundamental Borges de Medeiros, de Campo Bom, e o Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim, de General Câmara, venceram a etapa brasileira do Prêmio Microsoft e estão habilitados a participar da final, em Washington, com educandários de outros países.

Um aspecto deve ser ressaltado, antes da exaltação dos méritos dos projetos vencedores. As duas Escolas são públicas, o setor da Educação mais questionado por não acompanhar o ritmo de atualização de instituições privadas, que geralmente dispõem de melhores estruturas.

Os colégios premiados, pela capacidade de iniciativa de professores e alunos, afastam o estigma de que a Escola pública será sempre retardatária nas ações que atualizem seus métodos de aprendizagem.

Nos dois casos, há uma preocupação com a conexão da Escolaà realidade dos estudantes. Na Borges de Medeiros, os alunos do 9º ano do ensino fundamental criaram uma TV transmitida pela internet.

A Escola potencializou o uso das ferramentas disponíveis, fazendo com que os estudantes aprendam se divertindo, num meio que eles dominam, via Messenger, blogs e redes sociais.

No Instituto Vasconcelos Jardim, o folclore foi abordado em vídeos produzidos por câmeras e celulares, com um detalhe que particulariza a ideia: tudo o que fizeram não valia nota.

Os projetos reconhecidos nacionalmente indicam que a Escola pode, sim, ser um ambiente sedutor, se não for imobilizado por métodos pouco atraentes a crianças e adolescentes.

Não há como ignorar as novas mídias e as novas tecnologias, que aos poucos frequentam também as instituições públicas, algumas vezes por iniciativa, ainda tímida, dos governos. Os colégios citados devem inspirar outras ações, para que a ousadia cúmplice – de quem ensina e de quem aprende – supere a acomodação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário