sábado, 7 de maio de 2011

Contra o aumento do número de vereadores na Câmara de Campo Bom

Gostaria de discutir com vocês um assunto muito importante e que afeta diretamente a gestão da cidade e que acredito ser do interesse de todo cidadão: o número de vereadores do município. No momento inúmeras cidades do Brasil estão discutindo o aumento do número de vereadores e Campo Bom é uma destas cidades. Tudo isso devido a emenda Constitucional nº 58 de 2009 que estabeleceu o teto de vereadores para as cidades, sendo que municípios entre 50 e 80 mil habitantes como Campo bom podem ter até 15 vereadores. Saibam que, se não for tomada nenhuma atitude em contrário, o número de vereadores da cidade aumentará automaticamente na legislatura que inicia em 2013, de 10 para 15 vereadores, pois a legislação assim permite.

Eu, pessoalmente, sou contra o acréscimo de mais cinco vereadores e sei que não estou sozinho nesta posição. Uma pesquisa encomendada pelo partido do qual faço parte, o PMDB, constatou que 86,3% da população campo-bonense, a esmagadora maioria, não concorda com este aumento. No momento contamos com um vereador para cada 6 mil moradores, o que entendo que geograficamente e em termos de reprentatividade ideológica já atenda de maneira satisfatória aos interesses da comunidade.

E qual é a sua posição, caro cidadão? Você tem o direito de escolha. Se por acaso você é contra, você sabe se o vereador, aquele que foi eleito com o seu voto, compartilha da mesma posição? Dentro de alguns dias a bancada do PMDB deve entrar com uma proposição para uma emenda na lei orgânica fixando o número máximo de 10 vereadores para a cidade, não permitindo o aumento de vagas no Legislativo Municipal. Entretanto esta petição terá que ser votada na Câmara de Vereadores com um número mínimo de 7 votos a favor para ser aprovada. Dependerá dos vereadores decidirem sobre este aumento.

A bancada do PMDB, através de seus 5 vereadores, já deixou claro que votará a favor da futura emenda para manter o número de vereadores em 10. Quanto aos demais vereadores, alguns já se posicionaram a favor do aumento e outros ainda se mostram indecisos. Cabe ao cidadão acompanhar a decisão dos vereadores, sabendo que a abstenção (se omitir sobre o assunto) é a mesma coisa que concordar com o aumento. Tenha em mente, cidadão, que o aumento de 5 vereadores poderá onerar os cofres públicos em mais de R$ 3 milhões em apenas quatro anos de gestão. Recursos que poderiam ser investidos em mais saúde, educação, obras e tantas outras melhorias em nossa cidade.

Mais vereadores não significa necessariamente mais representatividade, mas apenas mais gastos dos recursos públicos. Fica aqui a minha posição e o pedido para que vocês campo-bonenses cobrem uma posição firme de seus vereadores, conforme aquilo que a população, aqueles que os elegeram, acredita ser o melhor para a cidade.

Uma das formas de fazer com que a vontade da comunidade seja cumprida pelos vereadores é acompanhando não só essa, mas outras sessões e votações importantes na Câmara de Vereadores. Acredito piamente, e gostaria que todos os demais políticos partilhassem dessa minha convicção, de que o mandato na Administração Pública nos é outorgado pelo povo e não podemos perder isto nunca de vista quando tomamos nossas decisões. Um abraço a vocês e exerçam a sua cidadania. É um direito de vocês.

2 comentários:

  1. nao ha necessidade de mais vereadores em campo bom.

    ResponderExcluir
  2. tambem sou contra,ao enves deles ficarem pensando em almentar o numeros de vereadores, que pensem em almentar a qualidade de vida do povo.

    ResponderExcluir