sábado, 16 de abril de 2011

Pronto Atendimento já desafoga hospital


Venho dar uma ótima notícia a comunidade: com menos de um mes de funcionamento, o Pronto Atendimento 24 horas, o PA, já desafoga o hospital. Desde que foi implantado pela Prefeitura em 21 de março, mas de 1500 pessoas procuraram o PA só para consultas médicas, sem contar outros procedimentos. Deste montante, apenas 15 casos eram de emergência e tiveram que ser encaminhados ao hospital. Cerca de 1% das consultas.

A secretária Municipal de Saúde, Ilaine Pletsh, tem estado em contato constante com o hospital e me relatou que pelo menos metade dessas pessoas, cerca de 400, iriam procurar o hospital apenas nos dez primeiros dias de abril se não contassem o PA. Fico feliz que esse espaço esteja cumprindo a sua missão de levar com agilidade e qualidade mais saúde a população de Campo Bom a qualquer hora do dia. Ao mesmo tempo as pessoas estão mais conscientes de qual é o papel do Pronto Atendimento e quais são os casos que podem ser cuidados nos postos de saúde.

Este é um sistema que ainda está passando por ajustes mas a maioria das pessoas compreende que fizemos o que é melhor para a saúde da população como um todo. Conversem com quem já procurou atendimento no PA e verão como a agilidade e qualidade com que foram tratados em casos de urgência realmente fez toda a diferença.

Enquanto na televisão e em jornais só se ve descaso com a saúde das pessoas por todo o país, e em muitas cidades da região, Campo Bom é sem dúvida uma cidade diferenciada quando o assunto é saúde. Vamos continuar focando na prevenção, em ações que cuidam realmente da saúde das pessoas ao invés de apenas tratarmos de doença e reforçar como faz bem viver em Campo Bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário