domingo, 6 de novembro de 2011

Apenas 50 milhões de reais

O jornal Zero Hora na edição do dia 2 de Novembro, página 4, destaca que os fiascos com o Enem superam R$ 50 milhões.
Quando o Governo Federal, através de um de seus ministérios, rasga, queima, joga fora, entre outros, 50 milhões de reais, só me resta fazer as seguintes perguntas: será que algum dia os enormes recursos gerados pelo povo brasileiro serão utilizados utilizados com a devida responsabilidade de um país que deseja ser potencia mundial?
O ministério da educação jogou fora nos últimos meses mais de 50 milhões de reais. Desde a lelaboração das provas do Enem _ Exame Nacional de ensino Médio que passavam por vazamentos de questões, erros de imprensa entre outros, frustrando a expectativa de alunos que se dedicam o ano inteiro, sacrificando-se, para participar de provas que ano após ano geram dúvidas quanto a legitimidade e honestidade na sua elaboração.
A elaboração de apostilas – material didático impressos e entregues devido a erros em sua elaboração geravam a perda de milhões de reais.
50 milhões de reais representa 50% do orçamento do município de Campo bom (2011). Para o leitor ter uma ideia mais clara do que daria para fazer com os recursos desperdiçados.
Num país que investe somente 3,6% do PIB em educação e não pode abrir mão de recursos desta ordem por incompetência dos seus gestores.
Recursos existem(e muitos) mas esta é uma prova clara da incompetência do gerenciamento destes, que nos levaram amargos resultados negativos, tirando a esperança de milhões de jovens de terem uma educação de qualidade.
E o que é pior, se algum prefeito neste país  joga fora recursos (alguns o fazem) os tribunais de contas agem (o que esta correto) penalizando prefeitos, mas os ministros?
E o que mais lamento é que o ministério que desperdiçou estes recursos é o da educação, justamente este que deveria ser um exemplo.


Faisal Karam

Nenhum comentário:

Postar um comentário