segunda-feira, 20 de junho de 2011

A corrupção que nos salta aos olhos

É triste ver a passividade do Poder Judiciário diante de alguns atos do governo. Até quando isso irá continuar? Notícias sobre a forma inescrupulosa que entes do governo em suas diferentes esferas usufruem dos recursos dos contribuintes a seu bel prazer não param de pipocar na mídia. Cito aqui o caso levantado pela Veja de 8 de junho deste ano (edição nº2220) que mostra uma anatomia da corrupção. De pose de um relatório da Polícia Federal a reportagem mostra como, se utilizando de artifícios legais, espertalhões desviam o suado dinheiro dos contribuintes brasileiros. Usando margens elevadas para compra de materiais de construção, entes do governo conseguem superfaturar compra de materiais de empreiteiras e tranformam as obras públicas . Tudo superfaturado, se compararmos o preço de mercado. Tudo dentro da lei, nas margens estabelecidas pelo governo.

Você, cidadão, deixaria que um construtor que estivesse reformando sua casa comprasse um forro para o teto de sua residência por um valor 145% acima do preço do mercado? Pois, todos nós, estamos deixando que o governo faça isso, pagando com o nosso dinheiro preços muito acima dos praticados no mercado. Mais do que isso, quando se compra qualquer produto em larga escala o preço tende a diminuir com o aumento de quantidade. Isso é uma lógica do mercado. Não para o governo. Sempre que compra (e o governo nunca compra apenas uma unidade de qualquer material), independente da quantidade, se for um ou 20 mil tijolos, o preço prossegue o mesmo.

Na mesma edição da revista, outra matéria revela como nunca se superfaturou tanto na infraero como no governo Lula. A estimativa é que quase 900 milhõs de reais tenham sido mal utilizados. E com a copa chegando e a MP sobre o sigilo dos gastos, como será se agora já se superfatura desta forma?

Todo dia exemplos de corrupção nos saltam aos olhos na mídia. Recursos preciosos que poderiam estar sendo aplicados para o bem da população brasileira são desviados e se perdem nos ninhos de corrupção. Temos que ter em mente todos os males que a corrupção causa para que percamos essa passividade. Afinal a corrupção mata, quando esses recursos deixam de ser investidos em saúde. A corrupção gera ignorância, quando deixam de ser construídas escolas. A corrupção nos deixa a mercê dos bandidos, quando não são investidos recursos em equipamentos e remuneração aos nossos bravos policiais.

Esse foi apenas meu desabafo diante de tantas coisas revoltantes que vejo acontecer diariamente em nosso país. Falo isso como gestor público, mas muito mais como cidadão. Os brasileiros merecem mais respeito do que estão recebendo de muitos daqueles que estão no governo.

Faisal Karam
Cidadão campo-bonense

Nenhum comentário:

Postar um comentário